Fiocruz diz que acompanha investigação de evento adverso grave

Diário

Fiocruz diz que acompanha investigação de evento adverso grave

Foto: Pedro Piegas (Diário)/

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu, nesta quarta-feira, um comunicado, em que lamenta a morte de uma paciente que veio à óbito, no Rio de Janeiro, por suspeita de evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico. Ela havia tomado a vacina de Oxford/Astrazeneca. De acordo com a nota, “ainda não há confirmação da relação deste caso com a vacina, que segue sob investigação pelas autoridades sanitárias e conta com o apoio da fundação, responsável pelas acompanhamento de farmacovigilância das vacinas produzidas pela instituição”. 

Duas escolas de Santa Maria confirmam casos de Covid-19 e suspendem aulas presenciais

Ainda conforme a Fiocruz, a vacinação em gestantes tem sido recomendada em diversos países, em condições diferenciadas.

RS espera receber dois novos lotes de vacina contra a Covid-19 nos próximos dias

– Trata-se de uma questão complexa, em razão da não inclusão deste grupo da população em estudos clínicos de fase 3 de todas as vacinas de Covid-19. A Fiocruz entende que a suspensão temporária da imunização de gestantes e puérperas com a vacina AstaZeneca/Fiocruz pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma medida preventiva, de cautela, até que a investigação do caso seja concluída e que possa haver uma avaliação do contexto epidemiológico e dos dados disponíveis – informou a instituição. 

A Fiocruz informou que acompanhará as investigações do caso e que busca esclarecer à população e reforça o papel das agências regulatórias em todo o mundo, junto aos produtores das vacinas, no acompanhamento e monitoramento permanente desses imunizantes.

Na última terça-feira, o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação de gestantes com a vacina da AstraZeneca no Brasil. Santa Maria foi uma das primeiras cidades a suspender depois da recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda pela manhã, quando uma ação para o grupo estava planejada. 

Confira a nota completa: 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lamenta profundamente e presta solidariedade aos familiares da paciente que veio à óbito, no Rio de Janeiro, por suspeita de evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico. Ainda não há confirmação da relação deste caso com a vacina, que segue sob investigação pelas autoridades sanitárias e conta com o apoio da Fundação, responsável pelas acompanhamento de farmacovigilância das vacinas produzidas pela instituição.

A vacinação em gestantes tem sido recomendada em diversos países, em condições diferenciadas. Trata-se de uma questão complexa, em razão da não inclusão deste grupo da população em estudos clínicos de fase 3 de todas as vacinas de Covid-19. A Fiocruz entende que a suspensão temporária da imunização de gestantes e puérperas com a vacina AstaZeneca/Covid-19 Fiocruz pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma medida preventiva, de cautela, até que a investigação do caso seja concluída e que possa haver uma avaliação do contexto epidemiológico e dos dados disponíveis.

A Fiocruz reforça os benefícios da imunização com a vacina da AstraZeneca/Covid-19 Fiocruz, como vem sendo constatado pelos estudos de efetividade em diferentes países. Essas pesquisas demonstram o impacto da vacina para controlar a pandemia e evitar hospitalizações, superando os eventuais riscos, considerados extremamente raros, de trombose associados à trombocitopenia (níveis baixos de plaquetas no sangue).

A Fundação acompanhará as investigações do caso, reafirmando seu compromisso com a farmacovigilância da vacina no Brasil. A Fiocruz busca esclarecer a população e reforça o papel das agências regulatórias em todo o mundo, junto aos produtores das vacinas, no acompanhamento e monitoramento permanente desses imunizantes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministro justifica cortes na Educação para colocar ‘um pouco de comida no prato de brasileiros’ Anterior

Ministro justifica cortes na Educação para colocar ‘um pouco de comida no prato de brasileiros’

Maio deve ter queda de óbitos em Santa Maria, mas ainda em patamar elevado Próximo

Maio deve ter queda de óbitos em Santa Maria, mas ainda em patamar elevado

Geral